A união do bem para fazer melhor o bem

Somos um coletivo de pessoas engajadas em organizações da sociedade civil que atuam em variadas causas. Acreditamos no poder da sinergia daqueles que fazem o bem e, por isso, além de lutarmos em nossas linhas de frente, nos unimos para a promoção do desenvolvimento das nossas cidades para todos/as!

O Coletivo


Este coletivo nasceu das experiências dos seus idealizadores nos diversos desafios enfrentados em atividades relacionadas ao terceiro setor e tem o propósito de unir a sociedade civil em prol do desenvolvimento das cidades. Trabalhando em cooperação podemos contribuir, cada vez mais e melhor, para resolver os problemas que afligem as pessoas, especialmente as mais vulneráveis, atuando como parceiros do poder público.

Esta iniciativa tem como objetivo combater os danos ambientais, os males da saúde e a vulnerabilidade social e econômica potencializando pessoas e organizações da sociedade civil em sinergia, a fim de que possam alcançar seus objetivos mais rapidamente, realizar ações além do que poderiam fazer isoladamente e se tornar maiores e melhores. Na prática, apoia:

Entidades privadas legalmente constituídas e que desenvolvem ações com finalidade pública, agindo como intermediárias entre a sociedade e o Estado. Foram assim nomeadas pela Lei Federal 13.019/2014, chamado de MROSC - Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Elas compõem o chamado Terceiro Setor e são muito conhecidas pela designação ONG (Organização Não Governamental).

Uma OSC, apesar da movimentação econômica em suas atividades, não visa a obtenção de lucro. Havendo superávit, ele não poderá ser distribuído aos seus dirigentes, mas aplicados integralmente para o cumprimento das finalidades previstas em seu estatuto.

São iniciativas de pessoas que se reúnem para um determinado fim, normalmente de caráter específico e temporário, sem a constituição de uma personalidade jurídica. Por este motivo, não podem assinar contratos, movimentar recursos, nem constituir patrimônio. Havendo necessidade, isso é feito por meio de pessoas físicas participantes que assumem esta responsabilidade ou de pessoas jurídicas que apoiam a iniciativa.

São iniciativas de organizações legalmente constituídas visando atender objetivos que vão além dos seus fins principais.

Os conselhos são órgãos criados por lei que os institui e define suas composições e competências. São importantes espaços de interação entre representantes do governo e da sociedade civil para debate e deliberação de políticas públicas relacionadas ao fim específico de cada conselho. Normalmente suas atividades se relacionam a análises, estabelecimento ou proposição de normas e fiscalização da prestação de serviços estatais e não estatais no âmbito de sua competência.

Nossa Casa


Se você também tem uma causa, aqui é a NOSSA CASA!

As reuniões, capacitações e trabalhos colaborativos normalmente são realizados on_line ou na sede do Coletivo SCO®, carinhosamente chamada de Nossa Casa, situada na rua Campos Sales, número 20, no centro da cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.

Fachada
Sala de Reuniões
Sala de Atendimento
Mapa